terça-feira, 7 de junho de 2011

Chapa com participação da UJC/PCB vence eleição para o DCE da UFF

Rio de Janeiro

Em uma eleição extremamente polarizada, a chapa "Cante a Primavera" composta por militantes do PSOL, da UJC/PCB e independentes contabilizou mais de 44% dos votos, vencendo as eleições para o Diretório Central dos Estudantes, em segundo lugar ficou a Chapa 3 "Reinventar" (UJS,PT e PMDB), com um pouco mais de 37 % dos votos. As chapas 2 (ANEL) e 5 (LSR) ficaram empatadas tecnicamente com cerca de 7 % da votação e, em último lugar, ficou a chapa 3 (PT socialista) com 3%.

Polarizou a eleição o debate defensivo sobre o caráter público da universidade e a independência do DCE em relação à reitoria e a governos. Nas palavras do estudante Elton J. da Silva, militante da UJC/PCB, “é visível o crescimento de setores conservadores e governistas na universidade, muito em função da aliança com grupos de interesse privado (cursos pagos) e com a reitoria”. Elton espera que o DCE, nesta próxima gestão, qualifique os debates e defenda a independência do movimento estudantil: “Para nós, esta gestão pode e deve representar uma contraofensiva ideológica aos ataques governistas e privatistas pelos quais a universidade vem passando, uma contra ofensiva que construa projetos alternativos às demandas dos estudantes e das classes populares,ou seja, a construção do movimento pela universidade popular na UFF!”

Fonte: UJC

6 comentários:

  1. E o poder as entidades de base?
    Muito me impressiona o sr. Elton em aliar-se com setores que derfendem a democracia burguesa dentro da universidade. Quando estava no Partido, defendemos na UFMG uma proposta de organização revolucionaria para o M.E (mudança de Estatuto, no qual os CA's dirigiriam a entidade e defenderiam a revogabilidade do mandato dos executivos do DCE) e esse esteve presente nas discussões da UFMG,dizendo inclusive que defenderia essa proposta para a UFF. Quero saber, como um comunista preocupado com a história de um Partido que mesmo saindo dele sei que existem camaradas dispostos a acabarem com o paradigma liberal nas universidades, como vai ser essa discussão na UFF. O PCB vai ser um reboque do trotskismo ou defenderá a bandeira soviética para o movimento estudantil?
    Atenciosamente,
    André Luan Nunes Macedo

    ResponderExcluir
  2. Caro André Luan,

    a título de curiosidade, de onde vc tirou a ideia de que estou me aliando com setores que defendem a democracia burguesa dentro da universidade?

    Realmente estive nas eleições do DCE da UFMG no ano de 2010, auxiliando os camaradas e observando de perto todo o processo. A proposta que nós apresentamos na UFMG realmente é interessante e está em acordo com nossas resoluções, fato este que nos levou a tentar inseri-la em nosso programa para o DCE-UFF, lembrando que esta chapa era composta também por setores do PSOL, Enlace, CSOL, CST e APS, o que dificulta uma aplicação mais efetiva e completa do que a UJC vem amadurendo nos últimos anos e que se concretizou no V Congresso, em 2010.

    Nós militantes da UJC/PCB na UFF estamos também organizados nas entidades de base, compomos a atual gestão do Centro Acadêmico de História, CAHis, onde temos um bom trabalho e um ótimo diálogo com o conjunto dos estudantes, priorizamos a contrução do ME pelas entidades de base, as quais têm maior proximidade com os estudantes, deste modo não há divergência de nossa atuação política com nossas resoluções.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Continuando...

    Optamos nesta eleição, depois de certo acúmulo de debates, participar de uma chapa que estivesse de acordo com os programas apresentados por nós e que representasse a unidade da esquerda ou pelo menos a maior parte dela, como está exposto na pluralidade de correntes do PSOL. Uma chapa mais ampla agrupando a LSR e o PSTU não foi possível primeiro por divergências internas do próprio PSOl, e segundo pela divergências de concepção de entidade estudantil. Conversamos com todos os setores da esquerda na Universidade, sempre buscando a construção de uma unidade real e programática, que não se encerrase após as eleições.


    Deixo aqui o link do jornal da nossa chapa: http://issuu.com/marijardimreis/docs/jornalcanteaprimavera

    "Quero saber, como um comunista preocupado com a história de um Partido que mesmo saindo dele sei que existem camaradas dispostos a acabarem com o paradigma liberal nas universidades, como vai ser essa discussão na UFF"

    Como está dito na nota e como vc pode perceber no jornal (se não ficar claro, posso lhe enviar outros materiais), uma das lutas que está sendo travada na UFF, assim como nas demais universidades públicas, é a luta pelo caráter público da mesma, uma vez que a mesma sofre um processo de privatização a partir de seu interior, com a existência de cursos de pós graduação lato sensu pagos, que são geridos por uma fundação privada. Neste sentido, pensar a universidade e sua função social torna-se essencial, desta maneira propomos essa reflexão, apontando para a construção da Universidade Popular como projeto de universidade a ser defendido.

    Además, esta eleição ficou marcada pela forte polarização entre concepções de universidade: a pública e a privada, uma defendida pela esquerda e outra pelos setores governistas, com apoio da reitoria e Institutos. Deixo aqui o link da carta do diretor da escola da engenharia que explicita isso: http://canteaprimavera.wordpress.com/2011/05/19/defensores-dos-cursos-pagos-apoiam-a-chapa-3/

    Apenas um apêndice, este senhor que assina a carta chegou ao ponto de passar em salas de aula pedindo apoio a uma das chapas concorrentes, o que fere totalmente a autonomia do movimento estudantil.

    " O PCB vai ser um reboque do trotskismo ou defenderá a bandeira soviética para o movimento estudantil?"

    Respondendo sua pergunta, o PCB não está e não estará a reboque de nenhum Partido ou organização política, como está explícito em meus esclarecimentos, apresentamos uma programa que foi aceito e incorporado ao programa geral da chapa, aceitamos compor a mesma com a garantia que teríamos participação real e efetiva na gestão, caso isso não se concretize, temos um compromisso com nossa base, avaliaremos no coletivo de nossa militância o melhor caminho a seguir.

    Por último, caro André Luan, vc optou por sair do PCB, não teve "cojones", como dizem os cubanos, suficientes para ficar e discutir os problemas que temos e tentar resolvê-los nos espaços e fóruns específicos, desta forma entendo que suas "preocupações" e indagações mais parecem provocações que esclarecimentos.

    Dados os esclarecimentos aos militantes organizados na UJC e no PCB, dou este debate por encerrado.

    Saudações Comunistas e Revolucionárias,

    Elton John.
    8 de junho de 2011 05:56

    ResponderExcluir
  5. Parabéns camaradas da UJC por esta vitória na UFF, mais um exemplo da organização bem sucedida da UJC a partir de 2006, muitas vitórias ainda virão!!!
    Avante camaradas!!!

    ResponderExcluir
  6. Elton,

    Obrigado por seus esclarecimentos. Ao contrário do que pensa, não fiz provocações, e sim pedi que alguns pontos fossem explicados, haja visto que a correlação de forças do qual vocês fizeram parte tinham partidos que nunca se dispuseram a fazer esse debate.
    Fico feliz que o companheiro teve a coragem e a decência em trabalhar com o poder às entidades de base no programa e espero que o DCE da UFF seja dirigido pelos Centros Acadêmicos. Precisamos de mais uma experiência para continuarmos com o fim do oportunismo no movimento estudantil.
    Grande abraço. Peço desculpas se o tom dos meus questionamentos soou, em algum momento, como uma provocação!
    Parabéns pela vitória!
    Grande abraço,
    André Luan

    ResponderExcluir