domingo, 9 de agosto de 2009

JORNADA NACIONAL DE LUTAS!

Todos na jornada de luta de 10 a 14 de agosto!

(Nota do PCB)

Os dados aparentes da indústria e da economia indicam uma tendência de recuperação econômica. Grande parte dessa recuperação se deve aos incentivos do governo, que beneficiou bancos, montadoras de automóveis e grandes construtoras. Os indicadores de emprego apresentam alguma melhora. No entanto, os empregos criados são de menor remuneração. Os capitalistas aproveitaram o ambiente de crise para fazer o seu ajuste. Demitiram, recontrataram com menores salários e retiraram direitos. Ou seja, a crise continua.

Segundo dados do DIEESE, as campanhas salariais do primeiro semestre mostraram que a maioria das campanhas mal obteve a reposição da inflação. Na comparação com o ano passado, os trabalhadores não conseguiram quase nenhum aumento real.

Os servidores públicos sofrem com o congelamento salarial e perda de conquistas históricas. Os aposentados vêm perdendo ano a ano o valor de suas aposentadorias. A reforma agrária está praticamente paralisada, com os trabalhadores sem-terra acampados na beira de estradas, enquanto o agronegócio tem tudo do governo, inclusive doações de terra na Amazônia.

Mesmo com incentivos e generosa ajuda governamental, os capitalistas trataram de demitir, arrochar salários, retirar conquistas. A crise só é “marolinha” na aparência. Os trabalhadores sentiram o efeito da crise, com o desemprego e a redução de salários. E não houve ajuda do governo que resolvesse isso. Toda a ajuda foi para os grandes empresários, que, mesmo assim, demitiram e quando recontrataram – e as recontratações foram raras - foi com menores salários.

Tudo para os capitalistas resolverem a sua crise e aumentarem as suas taxas de lucro. Para os trabalhadores, arrocho e desemprego. Ao invés de aumento do salário, endividamento para os trabalhadores.

Os comunistas conclamam os trabalhadores do campo e da cidade, do setor público e privado a participar da jornada de luta de 10 a 14 de agosto. Vamos lutar contra as demissões, contra a redução de salários e dizer não à retirada de direitos. Durante uma semana, trabalhadores e lutadores sociais de todo o país irão desenvolver ações de luta nas suas cidades e locais de trabalho. Os trabalhadores devem participar dos atos unitários nas capitais. Vamos parar a produção, interromper a circulação de mercadorias e levar as nossas bandeiras de luta para todos que trabalham e sofrem os efeitos da crise.

Não basta aos trabalhadores lutar apenas na sua categoria profissional e no seu ramo econômico. Precisam desenvolver ações unitárias nacionalmente. Unir trabalhadores da cidade e do campo, do setor privado e do setor público.

Na semana de 10 a 14 deste mês, faremos mais que uma passeata nas capitais. Estaremos nas ruas e nos locais de trabalho, na cidade e no campo, nas fábricas e nas escolas.

Todos na jornada de luta de 10 a 14 de agosto!

Não à criminalização dos movimentos sociais!

Basta de demissões!

Não à redução de salários e à retirada de direitos!

Partido Comunista Brasileiro

Um comentário:

  1. Pessoal só está faltando o blog da UJC São João del-Rei MG na barra lateral de vcs.
    Autocrítica = http://autocritica-ujc.blogspot.com/

    ResponderExcluir