MANIFESTO DA UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA - UJC AO 38º CONGRESSO DA UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS – Belo Horizonte/MG
SOCIALISMO, O OUTRO MUNDO POSSÍVEL!
Guerras, fome, desemprego, violência, analfabetismo, miséria e opressão são palavras que se relacionam diretamente com o Capitalismo. O Capitalismo passa por uma crise onde os ricos, que se beneficiam com este sistema econômico-social, estão procurando fazer com que a conta seja paga pelos trabalhadores e a juventude.
Através das guerras os países imperialistas, tendo a frente o Governo dos Estados Unidos, promovem a morte de milhares de crianças, jovens e adultos em vários cantos do mundo. Na Colômbia, um país da América do Sul vizinho do Brasil, o presidente (Álvaro Uribe) autorizou a instalação de Bases Militares dos Estados Unidos e continua a realizar uma política que não respeita os Direitos Humanos. Recentemente a polícia colombiana assassinou mais um líder estudantil que lutava por melhorias na Educação deste país. Os estudantes brasileiros devem compreender a importância da solidariedade internacional com os jovens e povos que lutam contra o capitalismo e o imperialismo.
"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros". Che Guevara
DO FORA COLLOR, PASSANDO PELO FORA FHC E FMI AOS BRAÇOS DO GOVERNO LULA!
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES desempenhou um importante papel nas lutas do povo brasileiro por mudanças na política nacional e por transformações sociais em nosso país. Infelizmente hoje, a atual direção da entidade esta atrelada aos interesses do Governo Lula e de seus aliados. Lula optou por governar em aliança com políticos corruptos, banqueiros, latifundiários em benefício dos ricos.
A entidade que em seu passado foi fundamental para a derrubada do Presidente Fernando Collor (1992), impulsionando com amplas manifestações de rua a campanha nacional por sua saída e fez parte das mobilizações contra as políticas neoliberais do governo Fernando Henrique Cardoso, patrocinadas pelo Fundo Monetário Internacional (entre 1999 e 2001), hoje, esta cada vez mais atrelada ao Governo Federal e seus aliados Sarney, Collor, Renan Calheiros, Sérgio Cabral, Hélio Costa, Ciro Gomes...
Somos mais de trinta milhões de estudantes no Brasil, vivenciamos todos os dias problemas em nossas escolas, bairros e comunidades. Se nos organizarmos podemos influenciar os rumos da educação em nosso país e somar forças junto às lutas do nosso povo para buscar resolver os graves problemas sociais de nosso país como a fome, o desemprego e a violência).
OPOSIÇÃO INDEPENDENTE DA UBES E DEMAIS ENTIDADES ESTUDANTIS EM RELAÇÃO AO GOVERNO LULA!
O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!
No Brasil, os estudantes devem ficar atentos. Após a descoberta do Pré-sal os interesses do capital estão cada vez mais aflorados. Os Estados Unidos reativaram a Quarta Frota Militar (uma base militar naval no Atlântico Sul) e podem fazer de tudo para se beneficiarem da produção que virá da exploração do Pré-sal.
Os recursos gerados pelo Pré-sal não podem ficar nas mãos do capital. Devem beneficiar os trabalhadores e a juventude com mais recursos para a Educação, Saúde, Habitação etc. Para que isto ocorra é fundamental que o movimento estudantil, o movimento sindical, e os movimentos sociais e populares lutem juntos pela Reestatização da Petrobrás!
PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E DAS ENTIDADES ESTUDANTIS NA CONSTRUÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL “O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!”
REORGANIZAR O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA NO BRASIL!
O movimento estudantil secundarista encontra-se bastante enfraquecido. Se observarmos as atuações da maioria das entidades estudantis podemos verificar que elas não funcionam e poucos esforços são feitos para organizar e mobilizar os estudantes na luta por seus direitos e reivindicações. A maioria das escolas não tem um Grêmio Estudantil bem organizado, independente e capaz de aglutinar as lutas dos estudantes. As direções das entidades estudantis municipais, estaduais e a nacional (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES) são em sua maioria ligadas a grupos políticos financiados e apadrinhados por governos e políticos corruptos. Devemos e podemos mudar este quadro.
Se por um lado observamos estudantes e entidades estudantis ligadas aos governos e a máfia das carteirinhas, de outro existe uma parcela considerável de estudantes desanimados e afastados das lutas devido à falta de formação política, a passividade das entidades estudantis e ao descrédito em relação a luta dos estudantes por melhorias da educação e pela transformação da sociedade.
Propomos aos estudantes secundaristas de todo o país unidade na luta pela reorganização do movimento estudantil brasileiro. Para tal é necessário que somemos forças na construção de campanhas, manifestações, seminários e encontros estudantis onde iremos organizar a luta dos estudantes por suas reivindicações.
A HORA É ESSA!
CAMPANHA NACIONAL DE CONSTRUÇÃO, RECONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS.
AMPLIAR E FORTALECER A LUTA PELO PASSE LIVRE PARA OS ESTUDANTES! CRIAR FRENTES DE LUTA PELO PASSE LIVRE!
ACESSO UNIVERSAL AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO!
LUTAR PELA UNIVERSIDADE POPULAR!
NENHUM DIREITO A MENOS PARA OS ESTUDANTES!
EM DEFESA DA MEIA ENTRADA!
CONTATOS:
(11) 31068461 – SÃO PAULO
(21) 25092056 – RIO DE JANEIRO
(31) 32016478 – MINAS GERAIS
(41) 33361905 - PARANÁ
(48) 4330843 – SANTA CATARINA
(51) 91874961 – RIO GRANDE DO SUL
(61) 33232226 – DISTRITO FEDERAL
(62) 92483092 – GOIÁS
(67) 33511122 – MATO GROSSO DO SUL
(71) 32464284 – BAHIA
(79) 32221180 - SERGIPE
(81) 34231394 – PERNAMBUCO
(82) 30356125 – ALAGOAS
(84) 88454872 – RIO GRANDE DO NORTE
(85) 32924103 – CEARÁ
(86) 32131305 – PIAUÍ
(91) 30815762 – PARÁ
(92) 6356999 – AMAZONAS
(96) 81192268 – AMAPÁ
(98) 32213635 – MARANHÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário