sábado, 13 de novembro de 2010

Tendências globais de emprego para a juventude - 2010

Abaixo importantes informações sobre o impacto da crise econômica mundial no aumento do número de jovens desempregados, segundo a própria OIT (Organização Internacional do Trabalho) o maior da história. 
Tendências Globais de Emprego para a Juventude - 2010
Crise econômica mundial causou um aumento recorde do desemprego de jovens, diz a OIT

GENEBRA (Notícias da OIT) - A taxa de desemprego juvenil atingiu seu maior nível já registrado e deverá aumentar até o final de  2010, disse a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um novo relatório divulgado para coincidir com o lançamento do Ano Internacional da Juventude da ONU, em 12 de agosto. 


O relatório da OIT  - Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude -  2010  - diz que de cerca de 620 milhões de jovens economicamente ativos com idade entre 15 e 24 anos, 81 milhões estavam desempregados no final de 2009 - o número mais elevado já registrado. Este número  é de 7,8 milhões de jovens a mais do que o número global registrado em  2007. A taxa de desemprego dos jovens aumentou de 11,9 por cento em 2007 para 13,0 por cento em 2009. O estudo acrescenta que estas tendências terão "consequências significativas para os jovens e as gerações futuras vão engrossar as fileiras dos desempregados já" e alerta para o risco "de um legado de crise de uma ‘geração perdida’, composta de jovens que abandonaram o mercado de trabalho, tendo perdido toda a esperança de serem capazes de trabalhar para uma vida decente ". 


Segundo as projeções da OIT, a taxa de desemprego global de juventude deverá continuar a aumentar durante o ano de 2010, para 13,1 por cento, seguida por um declínio moderado para 12,7 por cento em 2011. O relatório também aponta que a taxa de desemprego dos jovens revelou-se mais sensível à crise do que as taxas de adultos e que a recuperação do mercado de trabalho para homens e mulheres jovens provavelmente ficará atrás da dos adultos. O relatório indica que nos países desenvolvidos e de algumas economias emergentes, o impacto de crise sobre a juventude é sentida principalmente em termos de aumento do desemprego e os riscos sociais associados com o desânimo e inatividade prolongada. 


O relatório da OIT assinala que nas economias em desenvolvimento, onde 90 por cento dos jovens vivem, os jovens são mais vulneráveis ao subemprego e à pobreza. Segundo o relatório, nos países de baixa renda, o impacto da crise é mais sentido nas horas mais curtas de trabalho e na redução de salários para os poucos que mantêm empregos assalariados e no aumento do emprego vulnerável em uma economia com um número cada vez maior de empregos informais. O relatório estima que 152 milhões de pessoas jovens, ou cerca de 28 por cento de todos os trabalhadores jovens do mundo, tinham trabalho mas estavam em situação de extrema pobreza, em famílias que sobreviviam com menos de US$ 1,25 por pessoa por dia em 2008. 



"Nos países em desenvolvimento, a crise permeia o cotidiano dos pobres", disse o diretor geral da OIT Juan Somavia. "As consequências da crise econômica e financeira ameaçam agravar os pré-existentes déficits de trabalho decente entre os jovens. O resultado é que o número de jovens em trabalhos precários cresce e este ciclo pode persistir por pelo menos mais uma geração." O relatório da OIT explica como o desemprego, o subemprego e o desânimo podem ter um impacto negativo a longo prazo sobre os jovens, comprometendo as suas perspectivas futuras de emprego. O estudo também destaca o custo da ociosidade entre os jovens, dizendo: "as sociedades perdem seus investimentos em educação. Governos deixam de receber contribuições para os sistemas de segurança social, e são forçados a aumentar os gastos com serviços de reparação". 


"Os jovens são os motores do desenvolvimento econômico", disse Somavia. "Antecedente esse potencial é um desperdício econômico e pode minar a estabilidade social. A crise é uma oportunidade para reavaliar as estratégias para enfrentar os graves inconvenientes que os jovens enfrentam quando entram no mercado de trabalho. É importante se concentrar em estratégias globais e integradas que combinem educação e formação, com políticas de emprego orientadas para a juventude. " "Hoje, a ONU está lançando o Ano Internacional da Juventude. Através do diálogo e da compreensão mútua, estaremos em melhor posição para influenciar as políticas viáveis que respondam às necessidades e aspirações dos jovens para o trabalho decente ", acrescentou. 


Principais resultados das tendências do mercado de trabalho para jovens em nível global: 


 Entre 2007 e 2009, o desemprego dos jovens aumentou para 7,8 milhões (1,1 milhão em 2007/08 e 6,7 milhões em 2008/09). Em comparação, ao longo do período de dez anos antes da crise atual (1996/97 a 2006/07), o número de jovens desempregados aumentou, em média, 191 mil por ano.  A taxa de desemprego juvenil global subiu de 11,9 para 13,0 por cento entre 2007 e 2009. Entre 2008 e 2009, a taxa aumentou em 1 ponto percentual, marcando a maior variação anual sobre os 20 anos de estimativas disponíveis global e invertendo a tendência pré-crise das taxas de desemprego juvenil, que estavam em declínio desde 2002. 


 Entre 2008 e 2009, o número de jovens desempregados aumentou 9,0 por cento, em comparação com um aumento de 14,6 por cento no número de adultos desempregados. Em termos das taxas de desemprego, no entanto, o impacto sobre a juventude tem se mostrado maior do que entre os adultos. A taxa dos jovens aumentou de 1,0 ponto percentual em comparação com 0,5 ponto da taxa dos adultos ao longo de 2008/09.  Em 2008, os jovens representaram 24 por cento dos pobres do mundo de trabalho, diante de 18,1 por cento do emprego total global. 


 As mulheres jovens têm mais dificuldade do que os homens jovens para encontrar trabalho. A taxa de desemprego das mulheres jovens em 2009 foi de 13,2 por cento em comparação com a taxa masculina de 12,9 por cento (uma diferença de 0,3 pontos percentuais, a mesma diferença observada em 2007).  As projeções apontam para uma recuperação mais lenta para os jovens em comparação com os adultos. Os números de desemprego dos jovens e as taxas deverão diminuir somente em 2011. A OIT prevê um aumento contínuo do desemprego juvenil global para uma alta histórica de 81,2 milhões e uma taxa de 13,1 por cento em 2010. No ano seguinte, a expectativa é de que ocorra uma diminuição para 78,5 milhões com uma taxa de 12,7 por cento. Enquanto isso, em relação aos adultos é esperado um pico em 2009 de 4,9 por cento e, em seguida, declínio de 0,1 ponto percentuai entre 2010 e 2011 (para 4,8 e 4,7 por cento, respectivamente). 


Tendências regionais: 


 As taxas de desemprego entre os jovens aumentaram 4,6 pontos percentuais em economias desenvolvidas e na União Européia entre 2008 e 2009 e 3,5 pontos na Europa Central e Sudeste da Europa (não UE) e na ex-União Soviética. Estes são os maiores aumentos anuais das taxas de desemprego dos jovens já registradow em toda a região. A taxa de desemprego entre os jovens de 17,7 por cento em 2009, nas economias desenvolvidas e na União Europeia é o maior já registrada desde que estimativas regionais estão disponíveis (desde 1991).  Na maioria das regiões, as mulheres jovens continuam a ser as mais atingidas pelo desemprego. Somente nas Economias Desenvolvidas e na União Europeia os mais afetados eram homens jovens. O aumento da taxa de desemprego dos jovens do sexo masculino entre 2007 e 2009 foi de 6,8 pontos percentuais em comparação com 3,9 pontos para as mulheres jovens. 


 Em alguns países, incluindo  Espanha e Reino Unido, houve um aumento na inatividade entre os jovens nos anos de crise. Isto implica um aumento de desânimo, em que o desemprego crescente levou alguns jovens a desistir da busca de trabalho.  Nas economias em desenvolvimento, a crise aumenta as fileiras do emprego vulnerável e no setor informal. Não há evidências de tal aumento na América Latina, onde entre 2008 e 2009 o número de trabalhadores por conta própria aumentou 1,7 por cento e o número de trabalhadores familiares 3,8 por cento. A região também experimentou um aumento na proporção de adolescentes envolvidos em emprego no setor informal durante a crise. 


 Para quase todas as regiões, ligeiras melhorias estão previstas, em comparação com os anos de pico de desemprego (2010 na maioria dos casos). Só no Oriente Médio e Norte da África as taxas de desemprego juvenil deverão continuar em um caminho ascendente em 2011. A maior queda (de 1 ponto percentual) da taxa de desemprego juvenil é esperada para a Europa Central e Sudeste da Europa (fora da UE) e países da ex-União Soviética. A taxa projetada para 2011 para as economias desenvolvidas e da União Européia representaria um decréscimo de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior. No entanto, a taxa projetada de 18,2 seria a maior já vista desde o período pré-crise (1991-2007).

Fonte: www.oitbrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário